domingo, 7 de junho de 2009

Olimpíada Mineira de Química


O Programa Nacional Olimpíadas de Química (folder ) é um projeto iniciado em 1994 com o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa na área de Química. Este programa alcançou notável êxito na busca e identificação de jovens talentos com vocação para essa ciência. Com uma estrutura sólida e de ampla divulgação em todos os estados brasileiros, o Programa Nacional Olimpíadas de Química ganhou corpo, cresceu em capilaridade e conta com o apoio e entusiasmo de 27 coordenadores estaduais. As coordenadorias constituem importante elo entre a academia e a comunidade, representada pelas escolas de ensino fundamental e médio. Elas incentivam firmemente o estudo e a pesquisa no campo da Química e participam de movimentos de valorização dessa ciência.

A eficiência deste programa é mantida pelo estímulo dado aos seus participantes através de premiações nobres e bem distribuídas de modo a atrair um número cada vez maior de alunos. Os professores, principais agentes multiplicadores dessa proposta, também são premiados como uma forma de reconhecimento pelas suas dedicações e afinco no ensino de Química. Este programa é amplo em sua base e bastante estreito no seu ápice, representado pelas etapas finais onde os talentos se sobressaem e são cativados. Muitos destes alunos prosseguem seus estudos de Química nos cursos superiores, onde são atraídos para programas de monitoria e/ou de iniciação em pesquisas.

O aspecto de maior visibilidade deste Programa é o Projeto Olimpíada Brasileira de Química, atividade extracurricular dirigida a estudantes do ensino médio e fundamental, regularmente matriculados da 8a. série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, bem como alunos matriculados em cursos técnicos. Tem como missão identificar jovens com potencial e aptidão para desenvolver seus estudos na Química e, no futuro, compor um grupo de recursos humanos altamente qualificado, requerido pelos planos de desenvolvimento das áreas científica, tecnológica e industrial do Brasil.

Os outros projetos do Programa Nacional Olimpíadas de Química são:

Cursos de Capacitação Docente – destina-se a professores do Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas. Os cursos são gratuitos e ministrados por mestres e/ou doutores. Os objetivos são atualizar os docentes e propor soluções inovadoras para os problemas relacionados ao ensino-aprendizagem desta ciência. Esses cursos são realizados nos meses de janeiro, fevereiro e julho, época em que os professores das escolas de ensino médio estão com suas atividades didáticas suspensas.
Cursos de Aprofundamento Discente - destina-se a estudantes do Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas. Os cursos são gratuitos e ministrados por ex-participantes das Olimpíadas de Química, preferencialmente bolsistas de Iniciação Cientifica ou monitores dos cursos universitários de Química. Os objetivos são aprofundar conteúdos e atrair estudantes das escolas públicas para participar das Olimpíadas de Química.
Minas Gerais inaugura uma nova fase das Olimpíadas de Química nesse estado. O Departamento de Química da UFMG assume a coordenadoria desse projeto, importante instrumento para a difusão da Ciência e, especialmente, da química entre a população mais jovem desse estado. A coordenadoria tem como missão convocar jovens estudantes a participar de atividades extracurriculares que os motivem a seguir carreiras científicas e contribuam para a formação de indivíduos altamente qualificados, críticos e criativos.